Os projetos e as atividades do iz3w
iz3w, um jornal sobre as relações entre o Norte e o Sul
Fundado em 1970, o iz3w é um dos jornais mais proeminentes e internacionais da Alemanha. Através de análises profundas, comentários e participação em discussões, vários aspectos políticos, econômicos e culturais sobre temas tratados e outros mais são abordados. Seis vezes por ano, as 52 paginas do iz3w são preenchidas com críticas, análises, e mais um tema principal de aproximadamente vinte páginas.
fernsicht
é um projeto baseado no conteúdo dos jornais do iz3w, que propõe ensinar métodos diversos. Oferecemos assistência individual, suporte, métodos e matéria prima sobre temas relacionados com a globalização, migração, sexos, ecologia, cultura, economia global, como também, câmbio livre, turismo e encontros inter-culturais, racismo e exotismo, mídia, movimentos sociais e outros temas mais.
Para jovens, oferecemos seminários, workshops, jornadas de projetos escolares, visitas guiadas alternativas ou ainda, ateliês de foto e redação. Propostas de formações dependem da criatividade e da cooperação ativa dos participantes. Para os mais motivados, propomos conceitos de modelos de ensino e ateliês, suportes para baixar, e dependendo da demanda, a criação de uma unidade de ensino. Até agora, tivemos a possibilidade de realizar jornadas de projetos e módulos sobre os temas de direitos humanos, mulheres e jovens em tempo de guerra e pela paz, as realidades da vida na Africa do Sul e a política climática.
Arquivos
Os arquivos abertos ao público de iz3w reúnem mais de 200 jornais alemães e internacionais e várias publicações especiais e individuais. O trabalho efetuado por benévolos nesse setor é impressionante. Os arquivos do is3w são constituídos em parte pelos arquivos do agrupamento federal. No site web (www.archiv3.org), você poderá buscar artigos e brochuras por palavras-chaves ou texto integral, e em seguida, pedir sua cópia online.
freiburg-postkolonial.de
este projeto da internet segue o exemplo de Friburgo na sua crítica do colonialismo alemão. O projeto mostra quão pouco a gestão ativa da herança colonial progrediu e como podemos ainda observar as conseqüências da dominação alemã em outras partes do mundo. O projeto tem sempre novas pesquisas em andamento e põe à disposição um importante material de base. Com apoio de eventos e publicações, o projeto incentiva discussões sobre conceitos relacionados ao (pós)-colonialismo alemão e desperta o interesse da opinião publica.
FernWeh
Desde 1998, este projeto se dedica à crítica do turismo distante, sem excluir as viagens organizadas, turismo mochileiro e turismo individual. Amostras de imagens, histórias e fatos relacionados com o tema do turismo são acessíveis graças a um trabalho de educação com publicações, websites e filmes.
Esta traduçao em português forma parte parte da iniciativa de traduçoes voluntárias de páginas web para associaçoes do Mondo Services. Tradutor: Hila Hubsch